Construção Civil: quais as tendências e desafios para 2023
A construção civil registra segundo ano de alta e deve crescer ainda mais com investimentos em tecnologia e qualidade de vida. Conheça as tendências para 2023.
Pelo segundo ano consecutivo, o setor de construção civil registra um crescimento acima da média da economia nacional e a previsão para 2023 permanece positiva. A expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é que o mercado apresente uma alta de 4,5%, impulsionada pela estabilidade do preço dos materiais de construção e pela melhora na economia do país, gerando confiança no consumidor e impactando na venda de imóveis e novos financiamentos.
Reformas de casas e construção de residências serão destaques em 2023 devido ao aumento da demanda por projetos na planta. As principais tendências de inovação na construção civil para o ano que vem estão ligadas, principalmente, ao uso de tecnologia e ao meio ambiente, assim como à busca de qualidade de vida, tanto da equipe quanto de quem irá usufruir das obras.
A inovação na construção civil está atrelada ao conhecimento e atualização dos profissionais e chega, em 2023, como um diferencial impactante para o setor. Ela estará presente em tendências já conhecidas e que deverão ser cada vez mais aplicadas, como uso de drywall, tintas e tijolos ecológicos, steel frame, etc.
Desafios e tendências
Outras tendências inovadoras com potencial de transformar o comportamento do mercado imobiliário e da construção civil em 2023 são:
- Cidades inteligentes.
- Impressão 3D.
- Inteligência artificial.
- Internet das coisas (IoT).
- Tijolos ecológicos.
- Realidade aumentada.
- Building Information Model (BIM).
- Lean construction.
Mais uma tendência que vemos para 2023 é a construção de casas pré fabricadas, que aposta em processos sustentáveis, que visam, basicamente, a redução nos custos dos materiais, da mão de obra e da logística.
Uma preocupação surgiu entre as construtoras após a pandemia: a qualificação da mão de obra. Este será um dos principais desafios do setor em 2023: além de profissionais qualificados, o segmento busca custo e pontualidade.
Outros desafios são a alta da inflação, aumento da taxa de juros, imprevisibilidade do cenário eleitoral e sua relação com o cenário econômico, que, basicamente, são fatores que podem afetar os demais setores da economia.
O papel das construtechs
Você já ouviu falar em construtechs? Elas são startups e empresas de tecnologia que desenvolvem soluções na vertical da construção civil. Nos últimos anos, têm se tornado importantes agentes na inovação e nas melhorias neste setor e devem crescer ainda mais em 2023.
Hoje, já são cerca de 700 empresas atuando neste segmento no país e oferecendo soluções variadas, que envolvem toda a cadeia produtiva, desde inovações tecnológicas que facilitam os processos de construção e execução de obras, até o setor imobiliário ou financiamento de imóveis.
Algumas das principais soluções que as construtechs trazem ao mercado são:
- Diminuição dos custos operacionais.
- Redução de acidentes de trabalho causados por falhas em sistemas.
- Aumento significativo na produtividade.
- Controle e gestão de obras mais eficientes.
- Contratação de mão de obra.
- Gestão de resíduos.
Elas ofertam estas soluções ao mercado por meio de:
- Softwares para gestão de obras.
- Apps para redução de custos e desperdícios.
- Plataformas de cotação para análise de preços de materiais.
- Soluções para uso de energias renováveis.
Agora que você já conhece as previsões de mercado, que reconhece as tendências e desafios do setor e sabe que pode contar com construtechs para te ajudar a operacionalizar seu negócio, não perca tempo e inicie já os investimentos necessários para fazer sua empresa crescer junto com o setor da construção civil em 2023!