
O setor da construção civil tem enfrentado de cabeça erguida o duro período da pandemia da Covid-19. Mesmo com todas as restrições e impactos causados à cadeia produtiva de praticamente todos os setores econômicos, o ano de 2021 foi finalizado com ótimos resultados para o setor, que consolidou um crescimento de 7,6%, o maior em dez anos.
O aumento dos financiamentos de imóveis e das contratações de mão de obra (+111%) e, ainda, a retomada de muitos projetos foram alguns dos pontos positivos. Em contrapartida, a alta dos preços dos materiais de construção chegou a 21,34% do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), sendo o principal desafio da construção civil.
Em 2022, muitas empresas do setor enfrentarão dificuldades, mas a expectativa ainda é positiva. A alta inflação, de 10,06% em 2021, e o aumento da taxa de juros – que já chegou a 9,5% no primeiro mês do ano –, além da pandemia, que segue afetando a todos, são os principais obstáculos para os empreendedores e trabalhadores desse segmento.
Além disso, as eleições, que ocorrerão em outubro deste ano, também devem afetar diversos setores. Mesmo assim, a construção civil deve permanecer como um dos principais motores da economia, e gerar empregos; bem como o crédito imobiliário deve seguir em alta, mesmo que menor do que antes.
Confira algumas dicas para os empreendimentos e profissionais da construção civil
Planejamento e gestão
Aqueles empreendedores e aquelas empresas que com melhor planejamento e gestão do seu negócio terão acesso às melhores oportunidades. Para isso, trabalhe com orçamentos realistas; e elabore o planejamento das obras e o da organização, bem como mantenha o controle para conseguir cumprir os prazos e os custos estimados. Lembre-se: profissionais autônomos da construção civil, pedreiros, eletricistas, marceneiros e demais categorias conseguem grande parte dos seus clientes por meio de indicações. Por essa razão, esse ponto é essencial.
Foco na qualidade
Busque se capacitar para aprimorar técnicas, conhecer novos métodos de trabalho, gestão de negócios, entre outros. Ainda que você, empreendedor da construção civil, costume aprender na prática, a realização de cursos e capacitações pode te ajudar a garantir a qualidade do seu serviço e, consequentemente, fidelizar clientes, bem como conseguir novas obras para realizar.
Seja transparente na comunicação com o seu cliente
Ao se comunicar com o cliente, seja claro, direto e transparente. Dessa forma, você passa credibilidade e profissionalismo. Por exemplo: em vez de dizer “esse material não é caro”, saiba o preço e informe o seu valor exato. Ao informar um prazo, seja transparente. Antes um cliente preocupado, mas ciente de um prazo maior, do que um cliente insatisfeito pelo atraso na obra.
Use a tecnologia a seu favor
Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada para melhorar a nossa produtividade, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Busque aplicativos e ferramentas que possam te ajudar a organizar orçamentos, planejamento de obras, gestão de materiais. Se bem utilizados, esses recursos podem te ajudar a melhorar o aproveitamento de materiais, baratear suas obras, torná-las mais rápidas e melhorar os seus ganhos.
Invista em equipamentos e materiais de qualidade
Utilizar materiais e equipamentos de primeira influencia significativamente no resultado do seu trabalho. Por isso, conheça as opções do mercado e indique ao seu cliente as melhores marcas para que não tenha dor de cabeça mais tarde. Na maioria das vezes, a economia feita nessa fase pode sair mais caro depois. É o famoso ditado “o barato sai caro”. Quanto melhor a qualidade do seu trabalho, mais satisfeito estará o cliente.
Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tendencias-para-o-setor-da-construcao-civil-em-2022,00e74abc0fede710VgnVCM100000d701210aRCRD